Drumming é uma obra marcante no repertório de percussão e da música do século XX. Composta ao longo de um ano, desde o regresso de Steve Reich de África e a sua estreia, em Dezembro de 1971, a peça, de uma hora de duração, ainda que interpretada de uma só vez, é composta por quatro partes, correspondentes a quatro grupos diferentes de instrumentos:
1) oito bongós; 2) três marimbas tocadas por nove percussionistas e voz; 3) três glockenspiels, piccolo e assobios; 4) tutti, dos instrumentos anteriores.
De clara influência africana, a peça é construída por uma só frase rítmica cíclica que é sucessivamente tratada de múltiplas formas, decomposta, sobreposta, gradualmente desfasada… estes mecanismos criarão o movimento que virá a ser conhecido por ‘Minimalismo americano’.
Esta é a obra de onde provém o nome do ‘Drumming – Grupo de Percussão’ como homenagem a Reich e a este momento fundamental da história da música contemporânea e do repertório de percussão.
O programa deste concerto completa-se com a obra Music for Pieces of Wood, também de Reich ou por outra peça de curta duração da autoria de compositores que participaram com Steve Reich na revista Interfunktionen, como Jon Gibson, também ele percussionista e participante na estreia de Drumming.