Estou-(me) a Marimbar

Espectáculo musical dedicado à Marimba (ou xilofone no termo genérico da palavra) e às suas diferentes músicas.

A Marimba é um instrumento idiofone, constituído por lâminas de madeira afinadas, amplificadas por intermédio de tubos ou cabaças, que assumem uma função de caixa ressoadora. Por vezes, em modelos mais rudimentares, as barras são amplificadas através de um buraco no chão ou apenas pousadas nas pernas do intérprete sentado.

Existem diferentes tipos de Marimba espalhadas pelo planeta. Em África, encontramos o Kilangay ou Xilofone de Pernas (Bara de Madagáscar), a Mkwajungoma (Tanzânia), o Balafon (Guiné, Burkina-Faso, etc.), a Timbila, a Varimba e a Mbila (Moçambique), a Dujimba e o xilofone Silimba (Congo), o Magogodo (Malawi), o xilofone Gbeya (República Centro-Africana). Nas Américas, encontramos a Marimba mexicana, a Marimba de Chiapas, a Marimba da Guatemala, a Marimba de Chonta (Colômbia). Na Ásia, ressaltamos o Gamelão e a Marimba moderna japonesa.

Já no ocidente, no século XX, criaram-se modelos mais desenvolvidos e aperfeiçoados na perspectiva da música ocidental.

Este concerto mostra as versatilidades e diversidades da Marimba num percurso poético, metafórico e didáctico pelas pluralidades de um instrumento secular, desde a sua origem até à modernidade que, assumindo nos nossos dias um papel de ecletismo singular, é cada vez mais um elemento indispensável do quotidiano musical.