A Desconstrução da Bossa

A desconstrução pensada como processo compositivo abre um leque de combinações sem m. Este princípio de criação é tão diverso e importante, que em todas as variantes da arte e até na culinária há vários exemplos bem sucedidos da sua utilização.
No Drumming, lançamos a proposta da desconstrução de uma música muito divulgada e apreciada em toda a face do planeta.
Vamos ao Brasil: as suas palavras, os seus músicos, os seus ritmos – Samba, Bossa Nova, Frevo, Maxixe, Choro, Baião maracatu, Ciranda, Milonga e Rítmos Afrobaianos, como Ljexá, Agueré, Alujá, Barravento, Maculelê, entre outros. Nova Bossa é “novo ritmo”, “novas composições”… mas é-o ainda hoje?
Sim, os ritmos brasileiros e suas fascinantes melodias têm sido fonte de inspiração permanente para tantos e tão variados compositores dos nossos dias, que constituem por si só um património musical de excepção. Uma fonte inesgotável de vida e de história, habilmente susceptível de poder mexer com as sensibilidades de grandes massas ou com as minuciosas inspirações de compositores mais serialistas, espectralistas ou de qualquer outra corrente da tradição erudita.
Compositores do Brasil, Portugal, e não só, partirão de te- mas da Música Popular Brasileira. Destes, uns são mundial- mente conhecidos, outros, mais tradicionais e escondidos dos olhares comuns, ou então simplesmente de um ritmo, de uma célula, de uma melodia, de um poema…
Um novo olhar, Nova Bossa.