Drumming Grupo de Percussão emergiu no Porto em 1999 e desde então tem sido um dos principais impulsionadores da evolução da percussão erudita em Portugal e na própria cultura ocidental. Ganhou rapidamente a simpatia do público e das críticas, foi grupo residente da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e atua com regularidade nas mais conceituadas salas nacionais das quais se destacam a Fundação Gulbenkian, o Teatro Nacional São João, Culturgest, Centro Cultural de Belém, Teatro Rivoli, Serralves, Casa da Música.
No estrangeiro apresentou-se em Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Suíça, Rússia, Brasil, Chile, Argentina e África do Sul.
Sob direcção de Miquel Bernat, percussionista e pedagogo de prestígio internacional, Drumming destaca-se pela singularidade da sua programação, com a variedade e diversidade de estilos e formação dos membros que o compõem, com projectos que vão da música contemporânea ao Rock-Jazz-World Music, à música de cena para teatro, ópera e bailado.
Para além da sua pró-atividade ao nível da criação de novos espetáculos, fomentação de compositores e criadores sonoros da atualidade, o grupo trabalha e explora, desde a sua criação, a qualidade, personalidade e inovação do seu som, colaborando também na invenção e configuração de instrumentos ou baquetas únicas contribuindo para o aprimoramento e evolução deste meio.