Sincro

Estudio de Modulación Métrica II, 2003 José Manuel López López
Estudos para Percussão, 2003 Isabel SoveralEstudios Expresivos, 2003 Jesús Rueda
Fragmentada Luz, 2003 Polo VallejoTemblores, Estudio do Rufo, 2007 Javier Arias Bal Sincro, 2003 Nuno Corte Real
70 min. 6 intérpretes
(*) Para este programa concebeu-se um desdobramento pedagógico sob a forma de Master Class com duração de vários dias, para escolas de percussão e respectivos alunos que, no nal, poderão parcialmente integrar o concerto. Neste caso, considera- se a apresentação ainda de “Fragment 5” de Jean François Lézé (concerto grosso,que contrapõe as tarefas rítmicas a dois solistas que dialogam com um grupo de per- cussão harmónica) e “Estudio de Modulación Métrica I” de José Manuel López López.

Quando os desafios técnicos se transformam em arte…

As obras deste programa nascem da equação de diferentes desa os técnicos, intrínsecos à interpretação em ensemble de percussão, e respectiva solução musical.

Simultaneamente desafio artístico e material didáctico, cada uma destas peças representa uma explicação para dificuldades pré-determinadas oriundas da própria execução, assumindo, para além da sua beleza estética, um valor pedagógico, como materiais de trabalho didáctico*.

Sincro op. 33, de Nuno Corte-Real, elabora um discurso musical que visa sincronizar dos grupos de percussionistas fluindo em ritmos antagónicos e arrítmicos.

Nos seus Estudios Expresivos, Jesús Rueda lança o duplo desafio de conseguir uma expressão em quarteto de Steel- drums comparável ao quarteto de cordas
Por seu lado, Javier Arias introduz-nos de forma muito expressiva neste seu Solo de Marimba, as diferentes densidades e possibilidades dos rufos.

Já Isabel Soveral utiliza a forma Tema y Variações nos seus Estudos para Percussão para ensaiar em cada uma delas a realização de diversas utopias técnicas e Pólo Vallejo, compositor e musicólogo especializado na música dos Wagogo da Tanzânia, recreia-se na sua Quebrada Luz, com o Hoquetus, tão utilizado na música africana.

Por fim, José Manuel López López apresenta em Estudio de Modulación Métrica II, resultados das suas investigações em redor dos paralelismos entre altura e duração; as doze notas de uma oitava convertem-se em doze tempos, formulando dessa maneira uma ‘dodecaritmia’ (dodecafonia rítmica), criando uma pulsação em transformação constante.

Este é o pulsar de Sincro.