Iannis Xenakis

Ano: 1978

Pais: Grécia

Classificação: 111.231: 111: Idiophones, 111.2: Percussion Idiophones, 111.22: Percussion plaques, 111.221: Individual percussion plaques, 111.222: Sets of percussion plaques. Primary method of sound production: The bars are struck, causing them to vibrate and produce sound.

Sistem: Hornbostel-Sachs Classification: Revision of the Hornbostel-Sachs Classification of Musical Instruments by the MIMO Consortium

Descrição: O SIX-XEN, instrumento acústico criado por Iannis Xenakis para Pléïades (1978), é representativo do processo criativo do compositor e seu apreço pela percussão. As descrições do próprio criador, bem como as conexões entre o objeto e seu trabalho teórico e prático, trazem luzes sobre aspectos estruturantes e fundamentais do universo conceitual e sonoro da pesquisa xenakiana. Estes aspectos podem ser observados através de diferentes documentos: esboços iniciais, manuscritos, diferentes edições de Pléïades, correspondências, notas pessoaise entrevistas. Enquantoobjetocriado por um compositor, oinstrumento possui características que são reflexos diretos das abordagens práticas e estéticas mais profundas de seu criador. Nesse sentindo, o presente artigo aborda o instrumento percussivo xenakiano com ênfase em: microtonalidade, batimento acústico, glissando e variabilidade através de repetições não-fiéis. Ao criar o SIX-XEN, Xenakis confiou à comunidade de percussionistas uma enorme responsabilidade, pois a pesquisa e a construção de protótipos são desafios constantes para se tocar sua peça.

PALAVRAS-CHAVE: Iannis Xenakis; SIX-XEN; Pléïades; instrumento acústico; percussão

Medidas :

Investigação e Desenvolvimento

  • MORAIS Ronan Gil de, MARTINS DE CASTRO Fernando Chaib, FONSECA DE OLIVEIRA Fabio, “Considerações históricas, estruturais e características sobre o instrumento Sixxen, de Iannis Xenakis”, Revista Per Musi, 1–21.

  • O SIX-XEN, instrumento acústico criado por Iannis Xenakis para Pléïades (1978), é representativo do processo criativo do compositor e seu apreço pela percussão. As descrições do próprio criador, bem como as conexões entre o objeto e seu trabalho teórico e prático, trazem luzes sobre aspectos estruturantes e fundamentais do universo conceitual e sonoro da pesquisa xenakiana. Estes aspectos podem ser observados através de diferentes documentos: esboços iniciais, manuscritos, diferentes edições de Pléïades, correspondências, notas pessoais e entrevistas. Enquanto objeto criado por um compositor, o instrumento possui características que são reflexos diretos das abordagens práticas e estéticas mais profundas de seu…

  • The expression “contemporary music” has been used in many different ways. In its strictest sense, it can refer to music that is contemporary with its reception, but it can also allude to music composed since 1945. The present work starts from the question: how do performers interpreters relate to the concept of “contemporary music”‘ in Portugal between 2007 and 2021? Methodologically, a case study of four musical groups dedicated to contemporary music is used: Drumming Grupo de Percussao, Sintese – Grupo de Musica Contemporanea, Sond’Arte Electric Ensemble, and Performa Ensemble. First, the content of the biographies of each group is…