Culturas do Mundo

Orquestra de Timbilas
Moçambique
Estou-(me) a Marimbar
Tradicional versus Actual

Na percussão as músicas étnicas têm um lugar preponderante: inspiram-nos uma grande variedade de instrumentos, músicas e músicos em África, um continente com um destino para ser visitado, revisitado e explorado. O Drumming GP cria, por isso, o seu espaço neste continente. Começando num país com que Portugal tem laços históricos e que por si próprio possui uma riqueza cultural enorme e variada como é Moçambique, e dentro deste país concentraremos a nossa atenção num instrumento da etnia Chope: a Timbila.

Na percussão as músicas étnicas têm um lugar preponderante: inspiram-nos uma grande variedade de instrumentos, músicas e músicos em África, um continente com um destino para ser visitado, revisitado e explorado. O Drumming GP cria, por isso, o seu espaço neste continente. Começando num país com que Portugal tem laços históricos e que por si próprio possui uma riqueza cultural enorme e variada como é Moçambique, e dentro deste país concentraremos a nossa atenção num instrumento da etnia Chope: a Timbila.

Depois de uma pesquisa de campo conduzida pelo timbileiro Matchume Zango, o Drumming tráz ao conhecimento do público europeu as músicas tradicionais mais representativas da cultura Chope. Porém, o processo de desenvolvimento deste projecto não se limitou às questões de divulgação, levantando, pelo contrário, várias outras questões: que aconteceria com a intervenção do pensamento criativo ocidental nesta formação típica e genuinamente africana? Que resultado obteríamos se repensássemos com a nossa mente lógica/cartesiana um significado musical para um tal tipo de formação típica africana?

Perguntas como estas conduzem-nos a propostas de exploração colocadas a diversos compositores europeus contemporâneos das possibilidades sonoras desta orquestra, criando peças que com certeza abrirão todo um campo e paletas de possibilidades, mediante os recursos mais variados.

Depois de uma pesquisa de campo conduzida pelo timbileiro Matchume Zango, o Drumming tráz ao conhecimento do público europeu as músicas tradicionais mais representativas da cultura Chope. Porém, o processo de desenvolvimento deste projecto não se limitou às questões de divulgação, levantando, pelo contrário, várias outras questões: que aconteceria com a intervenção do pensamento criativo ocidental nesta formação típica e genuinamente africana? Que resultado obteríamos se repensássemos com a nossa mente lógica/cartesiana um significado musical para um tal tipo de formação típica africana?

Perguntas como estas conduzem-nos a propostas de exploração colocadas a diversos compositores europeus contemporâneos das possibilidades sonoras desta orquestra, criando peças que com certeza abrirão todo um campo e paletas de possibilidades, mediante os recursos mais variados.