Drumming & António Pinho Vargas

A riqueza da música de António Pinho Vargas reside no facto de que é multifacetada e contraditória. O seu uso de uma vasta gama de técnicas e a sua consciência do contexto histórico desta poderiam sugerir, por um lado, que seja pós-moderna, enquanto que, por outro lado, essa mesma consciência ligada ao seu empenho político poderia sugerir modernismo da grande tradição.

Estudos• JntcdMios demonstra a grande perspecriva histórica de Pinho Vargas. O compositor anota a ligação tradicional entre a harmonia tonal e a pulsação reglar, e a uinversão da mesma na música mais recente, e neste conjun­to de estudos e interlúdios, ai rema estas duas relações. Na linha dos estudos dos grandes pianistas-compositores do passado, como Chopin, embora instrumentando-o para percussão, situa-o num contexto radicalmente diferente (tal como faz no estudo para vibrafone Políticas doAmizmle, muito mais recente). A subversão do contexto, tanto histórico como social, é também o que sucede em Árias de Ópem, peça em que a instrumentação pouco convencional e a brevidade da obra dão uma mera sugestão das convenções do /,e/ canto do século XIX.

”Pós-moderno” pode também ser uma descrição do que se encontra atrás de Step byStep: a ideia das culturas do mundo, de acordo com a sua 1iqueza, “canibalizando-se” (e é por isso que, por sua vez, a tuba canibaliza a ária de ópera). Na realidade, porém, deve descrever-se tal inspiração como erernamente contemporânea.

lvanMoody

Apesar da existência paralela e autónoma do jazz e da tradição erudita na obra de António Pinho Vargas. várias das suas peças fazem-me pensar a sua música como sistema

de vasos comunicantes, em que o ritmo é o principal elemento comum.Algumas entre as obras para percussão contêm analogias com o trabalho do compositor enquanto pianista, planificadas como estruturas rítmicas mais ou menos complexas também presentes na sua música improvisada. Não surpreende que renham sido compostas para o Drumming GP. grupo que se movimenta num espaço de .liberdade onde coexistem diversas linguagens musicais – e que pela superior qualidade do seu desempenho permite porei1ciar a subtileza da exploração dos jogos tímbricos entre os diversos instrumentos.

Manuela Paraíso

Programa

Estudos e Interlúdios, António Pinho Vargas (2002)
Estudo Coral
Estudo Fractal
Interlúdio I
Estudo Cromático
Interlúdio III
Estudo de pulsação e métrica 7 Interlúdio II
Estudo Coral Final


Políticas da Amizade, António Pinho Vargas (2002)

Arias de ópera para Tuba e Percussão, , António Pinho Vargas (2002)

Step by Step: Wolfs!, António Pinho Vargas (2002)

Intérpretes: 6 músicos.

Duração: XX minutos

Créditos

Autor: António Pinho Vargas

Direção artística: Miquel Bernat

Drumming: Pedro Oliveira, NunoAroso, Pedro Góis, André Dias, João Tiago Dias,, Rui Rodrigues, João Cunha, Miquel Bernat, Luis Oliveira.

Tuba: Sérgio Carolino

Som: Suse Ribero

Luz: Emmanuel Pereira

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Vídeo

10/11/72021, Auditório do Conservatório de Música de Coimbra,
Coimbra (PT)

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