Tacet Feminil

Drumming & Johanna Beyer, Olívia M. Silva, Ângela da Ponte

Nova Iorque, anos 30. A cidade faz-se oficina do mundo. J. Cage, Lou Harrison Henri Cowell…. Edifícios que se esticam para o céu e as artes em expansão para o infinito. Entre esta elite de compositores revolucionários, está a alemã Johanna Beyer. O primeiro punho a escrever música electrónica, Beyer lida e trabalha com os maiores pensadores do seu tempo. Uma compositora radical que imagina música a solo, de câmara e sinfónica, metade realidade, metade sonho. Nunca ouviu falar dela? Não admira. Quase ninguém ouviu. Na verdade, pouco mais se sabe sobre Johanna Beyer. Morre pobre e solitária em 1944 e o seu trabalho cai no esquecimento imediatamente após a sua morte.

Em jargão musical, o termo latim tacet utiliza-se quando um instrumento não toca durante um período significativo de tempo. No caso de Johanna Beyer, a sua voz tem sido um tacet total. O seu pensamento pioneiro antecipou largos anos algumas das experiências mais ambiciosas da música, e nem assim persistiu na memória. Johanna Beyer sempre foi, afinal de contas, uma mulher à frente dos homens do seu tempo.

Este projeto Tacet Feminil visa dar fim ao silêncio de Johanna e de outras compositoras do nosso tempo no ponto neurálgico estratégico que é a juventude e a educação: as Escolas do Ensino Artístico Especializado de Música de Portugal. O Drumming em estágio para jovens músicos e percussionistas visa desenvolver uma prática de trabalho profundo e em conjunto na música de câmara e fazer conhecer repertórios esquecidos.

O repertório a trabalhar será composto por várias peças de Johanna Beyer que técnicamente não são complexas e com instrumentos da época, fáciles de encontrar em qualquer instituição, com o objetivo de criar uma ferramenta de sustentabilidade e disseminação da música feminina esquecida. A este repertório se juntarão algumas peças de compositoras atuais com as que o Drumming tem estabelecido uma colaboração: Ângela da Ponte, Olívia Silva, Ivana Ognjanovic…

O trabalho a realizar será previamente exposto pelo diretor artístico do Drumming ao professor de percussão da escola correspondente que começará a preparação dos seus alunos. Periodicamente o Drumming acompanhará o avance desta preparação visitando a escola, ensaiando as peças e oferecendo se necessario Masterclasses e aulas individuais. No fim deste periodo de trabalho  o Drumming, com 2 a 4 elementos se juntará com os alunos da escola para os últimos ensaios em conjunto/tutti e se apresentará em concerto público, no auditorio da escola/academía/Conservatorio correspondente ou em algum lugar que dita instituição designe. Se pretende oferecer aos participantes a oportunidade invulgar de trabalhar em conjunto com profissionais em grandes formações com instrumentistas especializados no campo, fazendo parte do processo criativo e/ou interpretativo das obras a apresentar.

Durante o processo de preparação interpretativo/criativo serão levantadas e discutidas várias questões relacionadas com o projeto, abrindo palestras sobre os “esquecidos” (por questões de género, raza, etc), o por questãoes de marqueting ao margem do valor dos/as compositores/as ou das músicas. Obras de Beyer serão tocadas lado a lado com as de compositoras portuguesas que honrarão a compositora e criadora pioneira esquecida.

Em 2025, 2026, 27… começará o declínio do Tacet de Johanna Beyer (e de outras compositoras).

(Miquel Bernat, a partir das notas de programa do Martín Sousa Tavares para o concerto Johanna Tacet do Drumming-GP no Lux de Lisboa).

Composição VIII*, Olivia M. Silva**, 2024

Esta peça foi inspirada na obra com o mesmo nome de Wassily Kandinsky. Assim sendo, os elementos principais da obra de Kandinsky estão associados a elementos musicais que se repercutem ao longo da peça. Elementos visuais como os círculos e triângulos e a estrutura formal da pintura de Kandinsky foram a base para a estrutura formal e criação de elementos musicais, que são espacializados e variados.

Um dos elementos mais importantes da obra é, igualmente, o movimento dos músicos como parte integrante e parte do vocabulário expressivo, estando interligado com os elementos musicais e criando uma coreografia própria, inspirada igualmente na obra de Kandins.

Olivia M. Silva

Sound Diaries*, Ângela da Ponte, 2024

“Sound Diaries, nasceu do desafio proposto pelo Miquel Bernat em escrever para os Drumming. Num setup simples e reduzido, próximo do que Johanna Beyer usou nas suas obras, a peça explora um conjunto de ideias que já tinha pensado para esta formação e agora pude concretizar. A disposição do grupo em palco salienta um aspeto cada vez mais presente no ato de compor – o espaço como elemento dramático.”

Ângela da Ponte

Programa

Composição VIII*, Olivia M. Silva**, 2024

March for 30 Percussion Instruments, Johanna Beyer, 1939

Three Movements for Pecussion, Johanna Beyer, 1939

Sound Diaries*, Ângela da Ponte, 2024

Intérpretes: 6 músicos.

Duração: ? minutos

*Estreia Absoluta

** Compositora Estagiaria no Drumming-GP

Créditos

Autores/as: Johanna Beyer, Olívia M. Silva, Ângela da Ponte

Direção artística: Miquel Bernat

Alunos de percussão da ESMAE: Pedro Castro, Sofía Costa, Ricardo Valinho, Diogo Melo, Afonso Bessa, Victor Gonzales, Diogo Melo

Drumming-GP: João Cunha e Pedro Oliveira

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