Drumming & Johanna Beyer, Olívia M. Silva, Ângela da Ponte
Nova Iorque, anos 30. A cidade faz-se oficina do mundo. J. Cage, Lou Harrison Henri Cowell…. Edifícios que se esticam para o céu e as artes em expansão para o infinito. Entre esta elite de compositores revolucionários, está a alemã Johanna Beyer. O primeiro punho a escrever música electrónica, Beyer lida e trabalha com os maiores pensadores do seu tempo. Uma compositora radical que imagina música a solo, de câmara e sinfónica, metade realidade, metade sonho. Nunca ouviu falar dela? Não admira. Quase ninguém ouviu. Na verdade, pouco mais se sabe sobre Johanna Beyer. Morre pobre e solitária em 1944 e o seu trabalho cai no esquecimento imediatamente após a sua morte.
Em jargão musical, o termo latim tacet utiliza-se quando um instrumento não toca durante um período significativo de tempo. No caso de Johanna Beyer, a sua voz tem sido um tacet total. O seu pensamento pioneiro antecipou largos anos algumas das experiências mais ambiciosas da música, e nem assim persistiu na memória. Johanna Beyer sempre foi, afinal de contas, uma mulher à frente dos homens do seu tempo.
Este projeto Tacet Feminil visa dar fim ao silêncio de Johanna e de outras compositoras do nosso tempo no ponto neurálgico estratégico que é a juventude e a educação: as Escolas do Ensino Artístico Especializado de Música de Portugal. O Drumming em estágio para jovens músicos e percussionistas visa desenvolver uma prática de trabalho profundo e em conjunto na música de câmara e fazer conhecer repertórios esquecidos.
O repertório a trabalhar será composto por várias peças de Johanna Beyer que técnicamente não são complexas e com instrumentos da época, fáciles de encontrar em qualquer instituição, com o objetivo de criar uma ferramenta de sustentabilidade e disseminação da música feminina esquecida. A este repertório se juntarão algumas peças de compositoras atuais com as que o Drumming tem estabelecido uma colaboração: Ângela da Ponte, Olívia Silva, Ivana Ognjanovic…
O trabalho a realizar será previamente exposto pelo diretor artístico do Drumming ao professor de percussão da escola correspondente que começará a preparação dos seus alunos. Periodicamente o Drumming acompanhará o avance desta preparação visitando a escola, ensaiando as peças e oferecendo se necessario Masterclasses e aulas individuais. No fim deste periodo de trabalho o Drumming, com 2 a 4 elementos se juntará com os alunos da escola para os últimos ensaios em conjunto/tutti e se apresentará em concerto público, no auditorio da escola/academía/Conservatorio correspondente ou em algum lugar que dita instituição designe. Se pretende oferecer aos participantes a oportunidade invulgar de trabalhar em conjunto com profissionais em grandes formações com instrumentistas especializados no campo, fazendo parte do processo criativo e/ou interpretativo das obras a apresentar.
Durante o processo de preparação interpretativo/criativo serão levantadas e discutidas várias questões relacionadas com o projeto, abrindo palestras sobre os “esquecidos” (por questões de género, raza, etc), o por questãoes de marqueting ao margem do valor dos/as compositores/as ou das músicas. Obras de Beyer serão tocadas lado a lado com as de compositoras portuguesas que honrarão a compositora e criadora pioneira esquecida.
Em 2025, 2026, 27… começará o declínio do Tacet de Johanna Beyer (e de outras compositoras).
(Miquel Bernat, a partir das notas de programa do Martín Sousa Tavares para o concerto Johanna Tacet do Drumming-GP no Lux de Lisboa).
Composição VIII*, Olivia M. Silva**, 2024
Esta peça foi inspirada na obra com o mesmo nome de Wassily Kandinsky. Assim sendo, os elementos principais da obra de Kandinsky estão associados a elementos musicais que se repercutem ao longo da peça. Elementos visuais como os círculos e triângulos e a estrutura formal da pintura de Kandinsky foram a base para a estrutura formal e criação de elementos musicais, que são espacializados e variados.
Um dos elementos mais importantes da obra é, igualmente, o movimento dos músicos como parte integrante e parte do vocabulário expressivo, estando interligado com os elementos musicais e criando uma coreografia própria, inspirada igualmente na obra de Kandins.
Olivia M. Silva
Sound Diaries*, Ângela da Ponte, 2024
“Sound Diaries, nasceu do desafio proposto pelo Miquel Bernat em escrever para os Drumming. Num setup simples e reduzido, próximo do que Johanna Beyer usou nas suas obras, a peça explora um conjunto de ideias que já tinha pensado para esta formação e agora pude concretizar. A disposição do grupo em palco salienta um aspeto cada vez mais presente no ato de compor – o espaço como elemento dramático.”
Ângela da Ponte
Programa
Composição VIII*, Olivia M. Silva**, 2024
March for 30 Percussion Instruments, Johanna Beyer, 1939
Three Movements for Pecussion, Johanna Beyer, 1939
Sound Diaries*, Ângela da Ponte, 2024
Intérpretes: 6 músicos.
Duração: ? minutos
*Estreia Absoluta
** Compositora Estagiaria no Drumming-GP
Créditos
Autores/as: Johanna Beyer, Olívia M. Silva, Ângela da Ponte
Direção artística: Miquel Bernat
Alunos de percussão da ESMAE: Pedro Castro, Sofía Costa, Ricardo Valinho, Diogo Melo, Afonso Bessa, Victor Gonzales, Diogo Melo
Drumming-GP: João Cunha e Pedro Oliveira
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