• 11.07.24, 21.00 Porto (PT)

Programa

Composição VIII*, Olivia M. Silva**, 2024

March for 30 Percussion Instruments, Johanna Beyer, 1939

Three Movements for Pecussion, Johanna Beyer, 1939

Sound Diaries*, Ângela da Ponte, 2024

Intérpretes: 9 músicos.

Duração: ? minutos

*Estreia Absoluta

** Compositora Estagiaria no Drumming-GP

Créditos

Autores/as: Johanna Beyer, Olívia M. Silva, Ângela da Ponte

Direção artística: Miquel Bernat

Alunos de percussão da ESMAE: Pedro Castro, Sofía Costa, Ricardo Valinho, Diogo Melo, Afonso Bessa, Victor Gonzales, Diogo Melo

Drumming-GP: João Cunha e Pedro Oliveira

Produção e organização: ESMAE

Notas

Composição VIII*, Olivia M. Silva**, 2024

Esta peça foi inspirada na obra com o mesmo nome de Wassily Kandinsky. Assim sendo, os elementos principais da obra de Kandinsky estão associados a elementos musicais que se repercutem ao longo da peça. Elementos visuais como os círculos e triângulos e a estrutura formal da pintura de Kandinsky foram a base para a estrutura formal e criação de elementos musicais, que são espacializados e variados.

Um dos elementos mais importantes da obra é, igualmente, o movimento dos músicos como parte integrante e parte do vocabulário expressivo, estando interligado com os elementos musicais e criando uma coreografia própria, inspirada igualmente na obra de Kandins.

Olivia M. Silva

March for 30 Percussion Instruments, Johanna Beyer, 1939

Three Movements for Pecussion, Johanna Beyer, 1939

Sound Diaries*, Ângela da Ponte, 2024

“Sound Diaries, nasceu do desafio proposto pelo Miquel Bernat em escrever para os Drumming. Num setup simples e reduzido, próximo do que Johanna Beyer usou nas suas obras, a peça explora um conjunto de ideias que já tinha pensado para esta formação e agora pude concretizar. A disposição do grupo em palco salienta um aspeto cada vez mais presente no ato de compor – o espaço como elemento dramático.”

Ângela da Ponte
  • Nova Iorque, anos 30. A cidade faz-se oficina do mundo. J. Cage, Lou Harrison Henri Cowell…. Edifícios que se esticam para o céu e as artes em expansão para o infinito. Entre esta elite de compositores revolucionários, está a alemã Johanna Beyer. O primeiro punho a escrever música electrónica, Beyer lida e trabalha com os maiores pensadores do seu…