Apresentação

Como criar uma audição direccionada? Como entrar numa escuta mais profunda e dinâmica e de passo chegar a perceber melhor os processos que  Steve Reich criou na sua música?. Pode a música estar construída a partir do processo e não na forma?. Como os meios electrónicos ajudaram a  criação de formas musicas como a “fase”?. Descortinar estes “modus operandi” que Reich utilizou na sua música e como isso assentou as bases para  uma nova maneira de estar da música, sem ter de fugir nem ter de “explodir” ou criar uma ruptura com a tradição. Abrasar a tradição a partir de  outra ótica, um caleidoscópio de escuta dirigida, em isto radica a genialidade do compositor norte-americano. 

Pensado para todos os públicos, sobretudo estudantes, crianças e idosos. Este é o objetivo deste programa mínimo, o minimal 

[PT Original] Como criar uma audição direccionada? Como entrar numa escuta mais profunda e dinâmica e de passo chegar a perceber melhor os processos que  Steve Reich criou na sua música?. Pode a música estar construída a partir do processo e não na forma?. Como os meios electrónicos ajudaram a  criação de formas musicas como a “fase”?. Descortinar estes “modus operandi” que Reich utilizou na sua música e como isso assentou as bases para  uma nova maneira de estar da música, sem ter de fugir nem ter de “explodir” ou criar uma ruptura com a tradição. Abrasar a tradição a partir de  outra ótica, um caleidoscópio de escuta dirigida, em isto radica a genialidade do compositor norte-americano. 

Pensado para todos os públicos, sobretudo estudantes, crianças e idosos. Este é o objetivo deste programa mínimo, o minimal 

[ES] ¿Cómo crear una escucha activa? ¿Cómo profundizar y llegar a comprender mejor los procesos que Steve Reich creó en su música? ¿Se puede construir la música a partir del proceso y no de la forma? ¿Cómo ayudaron los medios electrónicos a descubrir formas musicales como la “phase”? Entender estos “modus operandi” que Reich utilizó en su música y cómo esto asentó las bases de una nueva forma de estar de la música, sin tener que escapar, ni “explotar” la tradición, mas bien lo contrario, abrazar la tradición desde otra perspectiva, desde la modernidad, un caleidoscopio de escucha dirigida. Aquí reside la genialidad del compositor norteamericano.

Este programa está pensado para todos los públicos, especialmente estudiantes, niños y personas de la tercera edad. 

Un mimo, con música minimal.

Programas

Opção duo

Come Out, Steve Reich, 1966

Marimba Fase, Steve Reich,1967

Pendulum Music, Steve Reich, 1968

Clapping Music, Steve Reich, 1972

Nagoya Marimbas, Steve Reich, 1994

Opção  quarteto

Pendulum Music, Steve Reich, 1968

Clapping Music, Steve Reich, 1972

Mallet Quartet, Steve Reich, 2009

Marimba Fase, Steve Reich, 1967

Drumming I, Steve Reich, 1971

Créditos

Autor: Steve Reich,

Direção artística: Miquel Bernat

Percussão: A determinar

Instrumentos

A determinar

Discografia

Agenda

Já foi em: 

28/04/2000 Concertos de Primavera -II Festival de Música, Caldas da Rainha. 

17/02/2001 Cine-Teatro de Alcobaça 

15/02/2009 Grande Auditorio CulturGest. Lisboa (PT) 

10/10/2011 Teatro Procópio Ferreira. Tatuí-São Paulo (BR) 

26/10/2012 Auditorio de Espinho (PT)

Imprensa