Exposição do projeto
O Drumming GP apresenta um projeto onde, como vem sendo usual, apresenta várias vertentes musicais com cruzamentos disciplinares e edição de discos, mantendo a missão de encomendar e disseminar a criação de repertório e espetáculos de artistas portugueses e estrangeiros em Portugal, sempre acompanhados pela vertente pedagógica. Com o horizonte do 25º aniversário de atividade continuada do grupo, a criação Drumming 25 tem prevista a apresentação de 5 novas atividades nas quais estão incluídas a apresentação de um espectáculo original de música e dança com a Arte Total; a criação de um projecto centrado na consciencialização para a igualdade de oportunidades das mulheres nas artes; um novo projecto envolto nos temas centrais do respeito pelos recursos naturais do planeta e da sustentabilidade ambiental e a apresentação de dois concertos monográficos (com respetivas gravações discográficas). Drumming 25 sublinha os principais objectivos do grupo enquanto apresentação singular nas artes cénicas e de criação no contexto cultural português: garantir a excelência artística demostrada ao longo dos anos, explorar diversas e distintas formas de expressão da arte da percussão e da música para gerar novos conhecimentos específicos na área; sensibilizar e estimular curiosidade no público pela música contemporânea e pelas questões da igualdade de género e sustentabilidade ambiental. A transição digital na comunicação e a substituição dos programas de sala em papel para a criação de um código QR são também pontos chave do projeto a concurso.
CD MONOGRÁFICO – TIME POETRIES é um ciclo de 5 peças do compositor português Carlos Guedes que refletem a exploração de diferentes articulações e ilusões métricas em música. Inspirado na citação de Susanne Langer de que “a música torna o tempo audível” (1953), estas peças exploram a música como uma suprema arte do tempo, tornando-o audível de várias formas e explorando e aplicando técnicas de ilusão temporal. As peças revelam afinidades com diferentes estilos e linguagens. De modo mais superficial, poderão lembrar Steve Reich e também o rock progressivo dos anos 70. Uma influência ainda mais importante é a de músicas extra-europeias como músicas africanas, afro-cubanas, brasileiras e elementos rítmicos da música carnática (do sul da Índia). A atividade será apresentada no Festival Circular e será gravada no CARA (Matosinhos).
CD MONOGRÁFICO CÉSAR CAMARERO– é um conjunto de obras de um dos compositores mais prolíficos e singulares do panorama artístico atual. A relação do Drumming-GP com César remonta a 1996 e materializou-se num legado fascinante, singular e contrastante de mais de uma hora de música. Esta variedade é produto da distância temporal entre as obras e da diversidade dos instrumentais utilizados. A música a gravar oferece uma visão integral (audição compreendida) da criatividade deste autor, com uma paleta de timbres extensa e sempre surpreendente. A atividade será apresentada na ESMAE e será gravada no CARA (Matosinhos).
TACET FEMINIL-é um concerto/palestra com o objectivo de difundir o trabalho de jovens compositoras portuguesas, assim como de consciencializar sobre a desigualdade e escassez de oportunidades das mulheres na arte. Para isso o grupo pega no exemplo da alemã Johanna Beyer, uma compositora da vanguarda dos anos 30 em Nova Iorque, contemporânea de Cage e Henri Cowell, com um portefólio de criações impressionante e que não é citada nos livros de história da música, nem conhecida ou aclamada em nenhum contexto musical. Este projeto propõe analisar a discrepância entre a qualidade e inovação da sua música e a falta de informação que temos do seu trabalho nos dias de hoje, assim como apresentar algumas das suas obras em conjunto com novas criações de Mariana Vieira e Inés Badalo.
ECO-Projeto de criação em parceria com ARTE TOTAL para o qual se prevê uma residência de 6 dias, ações de criação e mediação de públicos através de ensaios abertos (alunos necessidades específicas) e uma apresentação. O projeto a desenvolver parte da Idea-Tema “A suspensão mergulha num olhar de ecos” e procurará a representação musical e coreográfica da mesma, num jogo responsorial entre gesto e música. O projeto prevê uma criação musical de Pedro Lima
TIME POETRIES Time poetries – (Poemas do tempo) é um ciclo de peças para quarteto de lâminas e pequenos instrumentos de percussão e electrónica sob suporte fixo, que exploram a passagem do tempo em música. Como disse Susanne Langer, “a música torna o tempo audível” (1953, p. 110). Estas peças exploram a música como uma suprema arte do tempo, tornando-o audível de várias formas e explorando e aplicando técnicas de ilusão temporal como os “ritmos de Risset” que criam ilusões de acelerando ou ritardando contínuas e infnitas, ritmos Euclidianos, ou técnicas de modulação métrica usadas comumente na música carnática do sul da índia.
O ciclo, encomendado pelo Drumming Grupo de Percussão do Porto, totaliza cerca de 55 minutos e leva os ouvintes numa viagem hipnótica, induzindo estados de transe e explorando sonoridades que evocam a música psicadélica. Pretende-se que o público entre numa viagem musico-temporal libertadora experienciando vários estados emocionais que advêm de diferentes formas de estar no tempo.
AGUA-ARTE é um concerto que explora o som da água através da percussão. Na música, o elemento água dá “um brilho especial” à interpretação e cria “uma atmosfera muito específica” durante o espetáculo. A água é o elemento básico que convida o público a uma jornada sonora através do trabalho de diferentes compositores. As composições estruturais do concerto são três peças de Águas da Amazónia, do compositor americano Philip Glass. Originalmente compostas para uma companhia de ballet de Belo Horizonte, no Brasil, Águas da Amazónia mostra influências da música clássica, bem como do jazz e da new age. O concerto apresenta as partes Japura, Xingu e Madeira, três dos principais afluentes do Rio Amazonas.
Entre essas peças, haverá composições de três outros compositores:
- Water, Wine, Brandy, Brine do compositor americano-vietnamita Viet Cuong. Nesta obra, Cuong usa quinze copos de cristal afinados para formar uma escala de diferentes notas, criando uma obra fascinante, uma paisagem sonora que se situa entre a música percussiva e a melódica.
- Uma composição de António Chagas Rosa, encomendada pelo Drumming GP em 2002.
- Sea Miniature do compositor espanhol Fernando Villanueva, que tem um interesse específico em música eletrónica. A sua obra, Sea Miniature, é a peça mais distinta neste concerto. Oferece uma experiência sonora completamente diferente, funcionando como um “limpador de palato” para os ouvidos.
Este concerto não só destaca a versatilidade e a criatividade do Drumming GP, mas também leva o público a uma exploração auditiva única, mostrando como a percussão pode ser utilizada para evocar a essência e a beleza da água nas suas múltiplas formas.
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Outubro 2024, Arte Total, Braga (PT)
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29.09.24, 19:00 Vila do Conde (PT)
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23.07.24, 19:30, Marvão (PT)
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15/07/24-18/07/24, Estúdios CARA, Matosinhos (PT)
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11.07.24, 22.30 Porto (PT)
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11.07.24, 21.00 Porto (PT)
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10/05/24-12/05/24, Estúdios CARA, Matosinhos (PT)
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16.02.24, 21:30, Espinho (PT)
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17.12.23, 18:00 (1º) e 19:00 (2º)