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29.09.24, 19:00 Vila do Conde (PT)
Programa
Mirroring, Juan Arroyo, 2022
Time Poetries, Carlos Guedes, 2022-2023
Prologue – 647 bateqs per a Miq (prólogo) para 3 congas, 2 bongós e metrónomo;
Sliding Pulses (Time poem 1) para quarteto de marimbas e eletrónica;
Euclidean Imbalance; (Time poem 2) para quarteto de marimbas, temple bell, e eletrónica;
The Grand Ritard (Time Poem 3) para glockenspiel, 2 vibrafones, marimba e eletrónica;
O poeta da percussão (Time Poem 4) para 2 caxixis, 2 maracas, shaker, bateria, vibrafone e eletrónica;
Resynthesis (Time Poem 5), para glockenspiel, 2 vibrafones, marimba, palmas, 2 caxixis, bateria e eletrónica.
Intérpretes: 4 músicos.
Duração: 60 min (aprox.)
Idades: a partir dos 6 anos.
Créditos
Autor: Carlos Guedes (1968) e Juan Arroyo (1981)
Direção artística: Miquel Bernat
Miquel Bernat: Boomwhackers, Congas&bongos, Marimba, Glockenspiel, Caxixis.
Pedro Góis: Boomwhackers, Marimba, Vibraphone, Maracas,Gong, Handclaps,
Vitor Castro: Boomwhackers, Marimba, Vibraphone, Handclaps, Gong,
João Miguel Braga Simões: Boomwhackers, Marimba, Drum Kit, Shaker, Miquel Bernat: Dirección Artística
Suse Ribeiro: Técnico de sonido.
Produção e organização: Circular Festival
Notas
Mirroring, Juan Arroyo, 2022
Es un estudio para cuatro percusionistas, sobre el fenómeno de la reflexión sonora. Encargada por el ensamble de percusiones Drumming de Oporto, este estudio está dedicado a Miquel Bernat. La obra está totalmente compuesta para boomwhackers: instrumentos de percusión temperada
Time Poetries, Carlos Guedes, 2022-2023
deixa de ser possível
perder ou ganhar tempo
quando a música e a memória
invertem o rumo da eternidade
(Regina Guimarães, 2024)
Time poetries (Poéticas do tempo) é um ciclo de peças para lâminas e pequenos instrumentos de percussão e eletrónica sobre suporte fixo que exploram a música como uma suprema arte do tempo, tornando-o audível de várias formas. Isso é feito explorando e aplicando técnicas de ilusão temporal como os “ritmos de Risset” que criam ilusões de acelerando ou ritardando contínuas e infinitas, ritmos Euclidianos, ou técnicas de modulação métrica usadas comumente na música carnática do sul da índia. O ciclo, totalizando cerca de 56 minutos, leva os ouvintes numa viagem hipnótica, induzindo estados de transe e explorando sonoridades que evocam a música psicadélica. Pretende-se que o ouvinte entre numa viagem musical libertadora experienciando vários estados emocionais que advêm de diferentes formas de estar no tempo. Como afirmou Susanne Langer, “a música torna o tempo audível” (1953, p. 110).
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Projeto
+: Time PoetriesDrumming & Carlos Guedes. Time poetries – (Poemas do tempo) é um ciclo de peças para quarteto de lâminas e pequenos instrumentos de percussão e electrónica sob suporte fixo, que exploram a passagem do tempo em música. Como disse Susanne Langer, “a música torna o tempo audível” (1953, p. 110). Estas peças exploram a música…