Drumming & Steve Reich
Escrita entre 1974 e 1976, “Music for 18 Musicians” é uma das obras mais emblemáticas e conhecida da produção de S. Reich. Ao longo de mais de uma hora, um grande arco sonoro com 11 seções contínuas cria uma atmosfera hipnótica, uma espécie de transe em que corpo e mente se fundem numa experiência sensorial única. Afastando-se dos modelos que marcaram o início da sua carreira, Reich usou instrumentos aos quais nunca tinha recorrido, como clarinetes e cordas. Agrupou ciclicamente vários acordes (11, um acorde principal em cada seção), com uma grande transformação e sobrepôs duas correntes distintas de tempo: o tempo regular que marca a pulsação e rítmica da obra e o tempo/duração da respiração das vozes e dos instrumentos de sopro. A sobreposição e sucessão de ostinati criam um ambiente encantatório, no qual o som se aproxima e distancia do ouvinte. A repetição de padrões que se transformam, como na música para gamelão indonésio, apresenta aos nossos sentidos um novo mundo de espaço e tempo nesta obra essencial do século XX. Este espetáculo faz parte do ciclo “Drumming Plays Steve Reich”, destacando sua influência e legado na música contemporânea. (1203
Programa
Music for 18 musicians, Steve Reich, (1974-76)
Intérpretes: 18 músicos.
Duração: 75 min (aprox.)
Créditos
Autor: Steve Reich
Direção artística e percussão: Miquel Bernat
Drumming Expanded / Drumming & Friends.
Percussão: a determinar (6)
Piano: a determinar (4)
Voz: a determinar (4)
Violino: a determinar (1)
Violoncelo: a determinar (1)
Clarinete baixo: a determinar (2)
Desenho e operação de som: Süse Ribeiro
Desenho de luz: Emanuel Pereira
Fotografía: Imagens cedidas pelo Auditório de Espinho.
Agenda
17/06/2001, Porto 2001-Auditório da Fundação de Serralves, Porto (PT)
19/06/2001, Porto 2001-Auditório da Fundação de Serralves, Porto (PT)
11/07/2021, 47º FIME, Auditório de Espinho, Espinho (PT)
10/07/2021, 47º FIME, Auditório de Espinho, Espinho (PT)
Imprensa
“A obra-prima composta por Steve Reich em 1976 é um dos marcos musicais do século XX e já conquistou a sua própria tradição performativa”
— The Guardian
“Os ritmos pulsantes são, em determinados momentos, irresistivelmente hipnóticos e, ainda assim, nas alturas em que se sente a sucumbir à sua sedução, sucedem-se pequenas mudanças no volume ou nos ritmos que nos trazem de volta à concentração e ao foco, afastando-nos de qualquer complacência momentânea”
— The Upside News
Instrumentos
Music for 18 musicians: 1 violin, 4 violoncelo, 2 clarinetes baixos, 4 vozes femininas ,4 pianos de cauda, 3 marimbas, 2 xilofones, 1 vibrafone (com motor)
Scoring: 2cl(I,II=bcl)-4pft-perc(6):3marimbas/2xyl/vib-vln.vlc-4female voices(SSSA)
Dossier e Riders Técnicos
Dossier
+
Som
+
Luz
+