Apresentação

Um desafio é um desafio é um desafio. A mensagem começa no título, “Play Off”. O compositor Vasco Mendonça (n.1977) indicia que a proposta feita aos Drumming GP, para interpretar composições suas, consolida-se enquanto desafio ao invés de sugestão, convite. A operação desenvolve-se ao longo do álbum, das quatro composições que Mendonça escreveu: “Play Off”, “American Settings”, Three Memos” e “Aphasia”. O desafio resolve-se a si mesmo no final – “Aphasia” – e realça o poder de uma história em três actos. A narrativa prevalece. Vasco Mendonça quer um ouvinte activo. As quatro partes de “Play Off”, a peça, sugerem um jogo jogado em jeito de coreografia contínua.

Passa pela criação de familiaridade com o som dos Drumming GP – quer se conheça ou não, funciona de igual modo -, no fundo, de acomodar uma série de princípios que serão executados de maneiras diferentes ou fragmentados nas restantes composições. Se o álbum se inicia com uma espécie de tempestade, “American Settings” anuncia paisagem, a contemporaneidade norte-americana recriada através das palavras dos poetas norte-americanos Terrance Hayes e Tracy K. Smith, interpretadas por Stephen Diaz. A primeira metade do álbum alude a um excesso – propositado.

O desafio mais levado à letra, isto é, enquanto percepção física – sonora – para o ouvinte. Em “Three Memos” o cenário muda para uma reflexão sobre os recursos dos músicos e como pensá-los: a ideia de escassez presente, como forma de libertação por oposição à limitação. Acontece uma mudança de narrativa – controlada por Vasco Mendonça, mais uma alusão à permanente ideia de desafio – e os intervalos, os silêncios, desenvolvem uma noção de ritmo e intensidade inexistentes até então. A experiência do som, da criação, acomoda “Aphasia”, o mais ambicioso dos quatro desafios. Próxima da electrónica quebrada dos 1990s, “Aphasia” constrói uma narrativa própria dentro da de “Play Off”, e separa-se da ideia de “música contemporânea” para conjugar linguagens próximas do universo da música popular. Peça transformadora e que se transforma dentro de uma particular alucinação.

Créditos

Autor: Vasco Mendonça

Direção artística: Vasco Mendoças  & Miquel Bernat

Drumming: Miquel Bernat (“Play Off”, “American Settings” and “Aphasia”), André Dias, Pedro Góis (“Play Off”, “American Settings” and “Three Memos”), João Pedro Braga Simões (“Play Off” and “American Settings”), Saulo Giovannini (“Play Off”)

Countertenor: (“American Settings”) Stephen Diaz

Discografia

Agenda

Concertos onde foram ouvidas músicas do Play Off

18 Novembro 2020 | Galeria Mira Forum/Auditorio FEUP da Universidade do Porto. Porto. (PT)

Estudos Coreográficos para um Percussionista.  Aphasia (2020) Vasco Mendonça. Estreia Absoluta.  Interpretação: Miquel Bernat.

20 Fevereiro 2021 | Conservatorio de Música Jesús Guridi. Vitoria. (ES)

Estudos Coreográficos para um PercussionistaAphasia (2020) Vasco Mendonça. Interpretação: Miquel Bernat. Festival Bernaola.

21 Agosto 2021 | Festival A Música e o Mundo. Castelo São Jorge-Lisboa. (PT)

Concerto do Drumming (Pedro Gois, André Dias, João Miguel Simões e Miquel Bernat)- Direção Miquel Bernat, contratenor Stephen Diaz. American Settings (2021) Vasco Mendonça (estreia absoluta). 

5 Novembro 2021 | IV Festival Internacional de Percussão de Évora. Convento dos Remédios.(PT)

Drumming-GP: João Miguel Braga Simões, Pedro Gois, João T. Dias, Miquel Bernat.Direção Artistica: Miquel Bernat. Three Memos (2020) Vasco Mendonça (estreia absoluta). 

2 Abril  2022 Festival MIHL Sons- Museo Interactivo de la Historia de Lugo. (ES)

Estudos Coreográficos para um Percussionista.  Aphasia (2020) Vasco Mendonça.  Interpretação: Miquel Bernat.

15 Julho 2022 | 6É Festival Internacionaç de Música Castell de Benissanó. (ES)

Estudos Coreográficos para um Percussionista.  Aphasia (2020) Vasco Mendonça. Interpretação: Miquel Bernat. Terrassa del Castell.

18 Fevereiro  2022 | Festival Rescaldo-MAAT. Sala dos Geradores MAAT Lisboa. (PT)

Drumming-GP e Miquel Bernat, com Miquel Bernat, André Dias, Pedro Góis, João Miguel Braga Simões, Saulo Giovannini. Aphasia (2020) Vasco Mendonça, PLAY-OFF (2021) Vasco Mendonça (estreia absoluta).

Foto

Vídeo

Imprensa

Share