Drumming & Martin Matalon

[PT] Um dos primeiros filmes sonoros produzidos em França, em 1930, A Idade do Ouro de Buñuel foi um autêntico escândalo na sua época. Obra‑chave do cinema surrealista, com argumento de Salvador Dalí e a presença no ecrã de artistas famosos como Max Ernst e Josep Llorens Artigas, atacava sem piedade a moral social e da Igreja perante as tentativas de consumação de uma relação amorosa. Setenta anos depois, o compositor argentino Martin Matalon compôs uma nova banda sonora para este clássico, para seis percussionistas, piano e electrónica.

Le Scorpion’, a partitura escrita por Martin Matalon em 2002 para ‘L’âge d’or’, está escrita para seis percussionistas, piano e eletrônica, e será interpretada ao vivo durante a projeção do filme. Matalon acredita que “entre a imagem e a música há um contraponto” e destaca que, dado o caráter fragmentário, não narrativo e abstrato do filme, prefere que a música ressalte qualidades opostas (ou complementares), como a continuidade, a direcionalidade e a narração: caso contrário, a música seria “meramente ilustrativa”, ele estima, e portanto redundante e entediante.

O título provém do início do filme, onde aparecem escorpiões com a seguinte citação: “A cauda do escorpião é formada por uma série de cinco articulações (…). Termina com uma sexta articulação vesicular, um depósito de veneno. Um dardo curvo e agudo descarrega o humor venenoso da picada”. Seguindo essa mesma estrutura de cauda de escorpião, o filme se compõe de cinco capítulos e um epílogo carregado de veneno.

‘A Idade do Ouro’ foi um dos primeiros filmes sonoros produzidos na França. Estreado em 1930, causou escândalo por seu ataque direto à moral social e religiosa da época. Considerada uma obra-chave do cinema surrealista, o argumento foi escrito por Salvador Dalí e contou com a presença no filme de artistas tão reconhecidos como Max Ernst ou Josep Llorens Artigas.

Programa

Le Scorpion, Martin Matalon, 2002

Para 6 percussões, piano e eletrônica. Música para o filme “L’Age d’Or”

Intérpretes: 7 músicos.

Duração: 60 minutos

Créditos

Autor: Martin Matalon

Direção artística: Miquel Bernat

Drumming: 6 percussões,

Piano: 1 Pianista

Eletrónica: 1 Técnico-Músico

Som: Suse Ribeiro

Film: L’âge d’or, Luis Buñuel

Script: Salvador Dalí

Discografia e Autor

Multimédia

Foto

Vídeo

Imprensa

Instrumentos

Dossier e Riders Técnicos

Dossier

Som

Luz