Drumming & Daniel Bernardes

Daniel Bernardes toma contacto com a música de Olivier Messiaen na adolescência, ainda em contexto formativo, desenvolvendo desde logo um fascínio imediato pela “Sinfonia Turangalîla”. Embora Messiaen nunca tenha trabalhado ou demonstrado particular interesse pelo mundo do jazz, era famoso pelas suas improvisações nomeadamente por ocasião das missas na Igreja da Santa Trindade em Paris onde, ao órgão, improvisava de acordo com os diferentes momentos da cerimónia. Este aspecto, aparentemente irrelevante, é importante para percebermos uma certa proximidade, sobretudo harmónica, com os paradigmas do jazz tradicional. O jazz tira partido dos antigos modos Gregos e Messiaen, seguindo o mesmo paradigma, cria o seu universo harmónico através da construção dos seus próprios modos.

Esta proximidade de natureza faz com que a linguagem harmónica de Messiaen se torne um caminho possível para o jazz contemporâneo, podendo os modos de Messiaen servirem de complemento aos recursos harmónicos proporcionados pelos modos gregos. Foi por esta razão que Daniel Bernardes, tendo durante anos estudado a linguagem do jazz, se lançou a explorar as possibilidades do sistema harmónico de Messiaen. Esboçando nova música e com crescente entusiasmo, rapidamente surgiu a ideia de juntar um trio de piano jazz a um ensemble de percussão.

Com este propósito dirige o convite ao Drumming Grupo de Percussão, o mais importante ensemble de percussão do panorama musical português, convite este prontamente aceite pelo seu Director Artístico, Miquel Bernat. A completar o trio jazz o baterista Mário Costa, um dos mais requisitados bateristas portugueses com colaborações com nomes como Wynton Marsalis, Joachim Kuhn, Hugo Carvalhais assim como a famosa fadista Ana Moura. No contrabaixo lugar a António Augusto Aguiar, contrabaixista de referência do meio do jazz com inúmeras colaborações com as principais figuras do jazz nacional, mas também música contemporânea, nomeadamente o Remix Ensemble onde é o contrabaixista titular.  

Neste projecto, Bernardes lança-se ao desafio de escrever música segundo as técnicas e estética de Messiaen que depois mistura com o seu jazz contemporâneo, uma experiência inédita e onde presta homenagem ao mestre Francês. 

Programa

A Liturgia dos Pássaros, Daniel Bernardes, 2019

19, Daniel Bernardes, 2019

Bolero, Daniel Bernardes, 2019

Globular Clusters, Daniel Bernardes, 2019

Sobre Kieslowski I, Daniel Bernardes, 2019

Ostinato, Interlúdio e Canção V, Daniel Bernardes, 2019

Intérpretes: 7 músicos.

Duração:  minutos

Créditos

Autor: Daniel Bernardes

Direção artística: Daniel Bernardes e Miquel Bernat

Contrabaixo: António Augusto Aguiar

Bateria: Mário Costa

Percussão: Miquel Bernat, Jeff Davis, João Dias, Pedro Góis.

Multimédia

Foto

Vídeo

2022/12/29, Salão Nobre, Braga, Portugal

2021/10/21, Teatro Municipal de Funchal, Madeira, Portugal

2021/06/30, Sala Helena Suggia.Casa da Música, Porto, Portugal

2020/06/11, Caldas Nice Jazz., CCC Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, Caldas da Rainha, Portugal

2020/08/07, Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal

Instrumentos

Dossier e Riders Técnicos

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Luz